RADIO PORTUGAL MUSICA 100 % EM PORTUGUES

domingo, 22 de abril de 2007

Mais contradições no dossier de Sócrates - artigo de opiniao de Diana Karina



A Universidade Independente (UnI) vai revelar hoje dia 18-04-07, às 18 horas, dados sobre a licenciatura de José Sócrates, após ter adiado por 24 horas a conferência de Imprensa marcada para ontem à mesma hora, em que, segundo a assessora, seriam proferidas "revelações bombásticas" sobre o processo académico do primeiro-ministro.

Ontem, o "Sol" on-line afirmava que Sócrates "foi aprovado na cadeira de Inglês Técnico com um trabalho feito em casa, numa folha A4, que enviou ao reitor, com um cartão com o timbre do seu gabinete de secretário de Estado".

O cartão e a folha estavam no processo do aluno num cofre blindado na UnI com registos de outras figuras públicas que também estudaram na universidade – e não havia "qualquer outro elemento de avaliação".

O cartão escrito a Luís Arouca "pelo punho" de Sócrates diz "Meu caro, como combinado aqui vai o texto para a minha cadeira de Inglês". Agrafado está um texto em inglês, como resposta a menos de uma dezena de alíneas.

Horas depois, após a chegada de Sócrates de Marrocos, o gabinete do primeiro-ministro emitiu um comunicado em que admite tratar-se de um trabalho da cadeira semestral do 1.º ano do curso e ser "falso que o trabalho se limitasse a uma folha A4 dactilografada". E adianta que foi endereçado com "um cartão de cortesia".

O gabinete nada adianta sobre a data do mesmo e remete para as informações do comunicado. O Expresso on-line revela o documento datado de 22 de Agosto de 1996, o que entra em contradição com a versão do certificado enviado por Sócrates à Câmara da Covilhã que tem data anterior. Segundo este documento, o curso foi concluído a 8 de Agosto do mesmo ano.

Ontem, o reitor Jorge Roberto delegou funções no vice-reitor, Raul Cunha, alegando motivos pessoais. Isto, depois de o vice-reitor, Rodrigo Santiago, ter admitido deixar o cargo, por não ser informado do que se passa. Incluindo a conferência de Imprensa que considera "inoportuna e desapropriada para a imagem da equipa reitoral".

"Sinto algum desconforto com o que se está a passar... porque sou apenas uma figura nominal e não me dão conhecimento de nada", disse, adiantando não ter havido "uma reunião para definir o projecto académico" da instituição.


Nenhum comentário: