O realizador brasileiro Fernando Meirelles, autor do filme Cidade de Deus, vai adaptar ao cinema o romance de José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira.
A ideia para esta adaptação vem de longe, de 1997, quando Fernando Meirelles, então ainda um realizador praticamente desconhecido, tentou comprar os direitos de Ensaio Sobre a Cegueira (escrito em 1995). Na altura, segundo conta a Folha de São Paulo, Saramago não aceitou, argumentando que não teria muito sentido transformar em imagens uma história sobre a cegueira. Anos depois, o escritor acabou por vender os direitos à produtora canadiana Rhombus Media e, ironia do destino, caberá a Meirelles a direcção de Blindness - assim se irá chamar o filme falado em inglês.
"Voltou para as minhas mãos", comentou o realizador na apresentada oficial do filme, no Festival de Toronto. Trata-se de uma co-produção entre o Brasil (O2, a produtora de Meirelles), Canadá, Reino Unido e Japão. Niv Fichman, produtor do lado canadiano, contou que o escritor português foi seduzido pela ideia de se tratar de uma co-produção internacional, sem uma "voz dominante", além de uma promessa de que o filme não cairia nas mãos de um grande estúdio de Hollywood, relata a Folha.
A primeira versão do argumento, pronta há já dois anos, é assinada pelo guionista, actor e realizador canadiano Don McKellar, que não se deixou intimidar pela prosa do escritor nobelizado: "A acção do livro é muito simples e clara. A linguagem é muito oral", disse. "Se eu apenas recontar a história, transformando os cegos em zombies, o filme será um erro, parecerá um filme de terror. Isto não seria fiel à obra. O tem essencial do livro é a dignidade humana e como, na nossa sociedade, os artifícios para mantê-la são frágeis.
"O elenco de Blindness ainda não foi escolhido mas já se sabe que o filme vai custar 20 milhões de dólares (15,7 milhões de euros). A rodagem decorrerá no próximo ano nos arredores de Toronto e São Paulo e a estreia está prevista para 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário