O FC Porto apresentou esta sexta-feira, no Estádio do Dragão, o monolugar com que vai participar na recém-criada SuperLeague Formula. Um campeonato de clubes – onde se incluem nomes como o AC Milan, o Barcelona, o PSV Eindhoven, o Borussia de Dortmund ou o Flamengo – que vai arrancar já este ano, e que, segundo o presidente portista, confirma “o prestígio que o clube tem a nível internacional”.Segundo Jorge Nuno Pinto da Costa, “é uma satisfação” para o FC Porto aderir a este projecto, “até porque”, salientou, isto vem deixar muitos dos detractores do clube “embaraçados, sendo assim impossível ignorá-lo”. E, referiu ainda, que “mostra como o Porto é ecléctico, envolvendo-se em vários desportos, nomeadamente neste. O automobilismo tem virtudes fantásticas”.Embora o piloto não tenha sido ainda escolhido, nesta apresentação compareceram vários nomes da cena nacional, adeptos assumidos do emblema do dragão, como Tiago Monteiro, Álvaro Parente ou Tiago Petiz, para além de outros não forçosamente ligados a este projecto, como Pedro Matos Chaves, Ni Amorim ou Armindo Araújo.Para já Pinto da Costa está confiante: “Temos no país, e concretamente nesta cidade, pilotos com provas dadas a nível internacional, que são portistas assumidos e que certamente irão honrar o clube, conseguido, nas pistas como nos relvados, vitórias à Porto”.O responsável máximo da SuperLeague Formula, admitiu que o conceito do campeonato não é novo, mas salienta que “a diferença é que foi inviável da última vez”. Alex Andreu destacou as virtudes da competição juntar os adeptos dos dois desportos mais populares do Mundo – o futebol e o automobilismo – com o argumento de torcerem pelo seu clube do coração.
A filosofia da competição não é inédita; as 17 corridas que compõem as seis etapas da temporada terão a duração de 50 minutos, distribuindo o mesmo número de pontos, sendo a grelha do primeiro confronto do fim-de-semana ditado pela qualificação nos treinos e a do segundo feita pela inversão da classificação da corrida anterior, “permitindo assim aumentar o espectáculo com corridas mais disputas”, salienta Andreu.Os monolugares utilizados são fabricados em fibra de carbono pela Panoz Elan (a mesma dos Champ Car) nos Estados Unidos, país de onde é também originário o motor Menard. Um V12 de 4,2 litros debitando qualquer coisa como 750 cv. Daí que, segundo os responsáveis da West Tec – a escuderia britânica que assistirá o monolugar do FC Porto – se possa situar o carro da SuperLeague Formula algures entre um GP2 e um Fórmula 1.
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